Hiperatividade: Ó Tempo Volta Pra Trás. Já!
“Foi-se o tempo em que (…) bastava “apenas um olhar do pai” para que as crianças se reposicionassem no seu lugar de filho.
Nesse outro tempo” tínhamos a impressão que tudo tinha o seu “lugar”.
Nessa época não se ouvia falar em hiperatividade.
As crianças eram definidas como seres mal-educados que precisavam de uma educação rígida e rigorosa para se tornarem adultos civilizados.
(…) a religião e a tradição asseguravam o lugar do pai na família. (…) a autoridade do pai era sustentada não apenas pela mãe dentro de casa, mas, na esfera pública e politica, através da religião e dos costumes.
Nesse mesmo lastro residia a autoridade do professor e dos adultos em geral.
Esse cenário começou a mudar a partir de um longo processo de transformações históricas e sociais que assolapou a tradição e a religião enquanto organizadores da família e da sociedade.
A valorização da criança produzida pelo capitalismo, em que a mesma passou a sustentar a promessa de fabricação do adulto de futuro, produziu não apenas a valorização da mulher como mãe, mas, instituiu uma preocupação do estado em limitar e regular cada vez mais os poderes do pai, visando proteger a mulher e os filhos da sua arbitrariedade.
Nessa época não se ouvia falar em hiperatividade, as crianças eram definidas como seres mal-educados.
O filho tornou-se propriedade privada da mulher-mãe.
Ao pai, restou um colchão ao lado da cama do casal, agora ocupado pela mãe e pelo filho.
Quando ele intervém, é logo interpelado pela sua mulher com um “cala a boca, você não sabe nada”.
O homem-pai viu-se reduzido a uma criança que não sabe nada, nem sobre a vida doméstica nem sobre os filhos.
Ela briga com ele como briga com uma criança: “não faça isso! Faça aquilo. Você não sabe de nada!”
Diante dessa mãe omnipotente, o homem viu-se reduzido a uma criança impotente.
Pois bem, se na família patriarcal a autoridade era atribuída ao pai, na família moderna a mãe passou a ocupar esse lugar.
Diante da crise de referências instituída a partir da queda da tradição, o pai, não sabendo qual seu lugar, viu-se reduzido a uma condição infantil, ora toma a mãe como modelo de relação com os filhos, funcionando como uma “segunda mãe”, ora se identifica com a criança, demandando à mãe mais cuidados do que deveria.
Como consequência dessa crise de referências, temos encontrado um cenário muito assustador:
– Crianças que dormem com os pais, ainda usam fraldas apesar da idade, têm dentes mas ainda tomam mamadeira.
São grandes em peso e altura, mas vivem no colo dos pais.
Além de medicar, talvez os médicos pudessem dizer: ”Seu filho precisa limites!!!”.
As crianças não conhecem a frustração.
Privadas da intervenção educativa, pouco a pouco vão-se tornando pequenos monstros assustadores e demandantes: querem “tudo” e ao mesmo tempo “nada”.
As crianças tornaram-se pequenos tiranos e os pais escravos da tirania dos filhos.
Quando essas crianças chegam à escola (…) não conseguem concentrar-se e não aprendem.
Ao não reconhecer a desorganização da criança como proveniente da sua própria renúncia, os pais recorrem a um “outro-especialista” buscando uma resposta sobre o que se passa com o seu filho.
Este por sua vez, capturado numa formação organicista pautada no modelo biomédico – modelo que reduz todo e qualquer problemática humana a um defeito no funcionamento biológico – vê-se obrigado a diagnosticar a má educação da criança como hiperactividade.
Impotentes face à demanda dos pais e das escolas, os médicos medicam.
Aliás, o que poderiam fazer além de medicar? (…) Talvez os médicos pudessem dizer: ”Seu filho precisa limites!!!”.
Mas certamente seriam considerados maus médicos. Pois, ao denunciar a necessidade de limites, denunciariam as renúncias educativas dos pais!
Não sabendo o que fazer com os pequenos tiranos, solicitam à ciência e à medicina algum limite, mesmo que seja químico!
Como sabemos, um adulto precisa aprender a viver e a ter horários para dormir, assim como o adolescente precisa aprender modos de relacionamento com o outro para transar.
Por isso fica a pergunta:
Será que uma criança poderia prescindir dos adultos para se tornar civilizada?
Ou de facto acreditam que uma dose diária da “droga” seria suficiente para educá-la?
Transcrição parcial (adaptada) do artigo: A fabricação da loucura na infância, Michele Kamers